Your world of Wpdance.com, Wpdance.com by WpDance

Home » RECORTES DA MODA » Vestindo séculos – conexões e processos do figurinista

Vestindo séculos – conexões e processos do figurinista

Milene Bordini jun 10,2015 0 Comments

vestindo séculos capa-01

Depois de ter realizado a palestra Autores do Vestir, a figurinista e historiadora Carolina Jobb  ministra o curso “Vestindo séculos – conexões e processos do figurinista”. O curso terá duas edições: uma em Porto Alegre e outra em São Paulo!

Este curso se propõe a traçar um panorama sobre as áreas de trabalho do figurinista, fazendo uma introdução a essa profissão que é linda e múltipla. Serão abordadas as técnicas de pesquisa, os processos criativos e o funcionamento do trabalho em grandes equipes. Os participantes irão aprender como extrair informações a partir de um conceito inicial e usá-las para desenvolver projetos que trazem personagens à vida.

Carolina Jobb, numa proposta de workshop, irá dividir as diferentes possibilidades de trabalho para o figurinista e suas ferramentas e processos, com um destaque especial para o palco. Roupas carregam vida e contam histórias. A ideia do curso é que, nesses três dias, os alunos sejam transportados ao magnífico mundo da criação que constitui a vida do figurinista.

Carolina vive em Londres e concilia o trabalho no English National Opera com demais projetos no Brasil e na Inglaterra, além das atividades no estúdio onde confecciona parte dos figurinos que cria. É figurinista e historiadora, apaixonada por backstage, ilustrações e design gráfico. Formada pela UFRGS, construiu um perfil profissional que une as áreas da criação e da pesquisa. Iniciou sua carreira de designer no mundo da moda mas, logo percebeu que sua paixão era mesmo pelos palcos. Em seu currículo, destaca-se a participação no livro Arquivo Urbano – 100 anos de fotografia e moda no Brasil e na ópera Punch, pela qual recebeu indicação ao prêmio Açorianos de melhor figurino.

PÚBLICO

O pré-requisito para este curso é a paixão e a vontade de saber mais sobre o universo do figurino. O curso foi pensado para todos que têm interesse e vontade de conhecer mais sobre o trabalho do figurinista ou que têm interesse em seguir a carreira. Estudantes, amantes da arte, profissionais de áreas relacionadas e figurinistas, todos estão convidados para dividir experiências.

CONTEÚDO

* entendendo e desmistificando a teoria – conceitos e funções – história e estética: como entender os símbolos e significados de uma época e/ou cultura, e como isso se relaciona com a indumentária.

* pesquisa – por onde começar? – técnicas e metodologias – ferramentas

* o trabalho do figurinista e suas conexões com o mercado – áreas e possibilidades – o processo do figurinista e suas ferramentas – incorporando o conceito do espetáculo

* metodologia e processo criativo – as ferramentas do figurinista: desenho e outras opções, como apresentar, cores, luz, materiais – skills extras a desenvolver no caminho – contatos e fornecedores

* estudos de caso

* atividade prática

* informações extras – cursos no Brasil e no exterior – bolsas de estudos – referências bibliográficas

PORTO ALEGRE

Facebook

Inscrição – pode ser feita até as 17h do dia 11/06

Quando? 11 e 12 de junho, das 19h às 22h –  13 de junho, das 9h às 17h

Onde? NoOne – Av. Borges de Medeiros, 1224/1303

Quanto? R$ 490,00

SÃO PAULO

Facebook

Inscrição – pode ser feita até as 17h do dia 16/06

Quando? 16, 17 e 18 de junho, das 19h às 22h30min

Onde? Plug N’ Work Pinheiros – Rua Lisboa, 78

Quanto? R$ 460,00

Mais informações: juliana@altoseventos.com.br

Fonte: Renata Gomes

Add To TwiiterRetweet This Post item information on FacebookShare This Stumble ThisStumbleUpon This Digg ThisDigg This Add To Del.icio.usBookmark This

About The Author

Publicitária e Psicóloga formada pela PUCRS, com Registro de Jornalista e Especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENACRS. Pós-graduanda em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa e em Moda, Psicologia e Comportamento do Consumidor. Colaboradora de vários veículos escrevendo sobre comportamento e moda. Atualmente é editora do blog Recortes da Moda e atende clientes pela sua agência IdentComm – Comunicação com Identidade – criando conteúdo e prestando assessoria em moda, comunicação e relacionamento. Consultora de Imagem. Produtora de Moda. Professora no Técnico em Produção de Moda da Escola FACTUM. Palestrante na área de Moda, Comportamento e Comunicação.

Deixe uma resposta