Your world of Wpdance.com, Wpdance.com by WpDance

Home » RECORTES DA MODA » Portal colaborativo sobre tendências e consumo será lançado hoje em bate-papo gratuito

Portal colaborativo sobre tendências e consumo será lançado hoje em bate-papo gratuito

Milene Bordini mar 24,2015 0 Comments

paula layout convite

Um espaço colaborativo para discutir e construir conhecimento sobre quem somos e o porquê de consumirmos o que consumimos. Um espaço para desmistificar as tão discutidas “tendências” e mostrar o quanto elas são fruto do momento em que estamos vivendo e como refletem naquilo que consumimos e construímos culturalmente. Esse é o objetivo do portal PaulaVisona.com, que será lançado no dia 24/3, em atividade gratuita no Studio Q.

Segundo Paula Visoná, que capitaneia o projeto, este é um espaço para mostrar a importância de ler a nossa cultura e compreender desejos e necessidades sub-reptícias, mas que em uma realidade de mercado acabam servindo de base para estabelecimento de novas fronteiras. “Vamos mostrar como identificar essas pistas na cultura, tirar o seu verniz e mostrar o quanto a riqueza do nosso cotidiano se reflete nas nossas necessidades. Somos caçadores de cultura: garimpamos referências para criar uma síntese que pode resultar em novos projetos”, pontua Visoná, que além de atuar como consultora e professora da Unisinos, é mestre em Design e com uma carreira consolidada a partir do estudo de tendências.

A consultora explica que o portal foi construído para ter uma vida orgânica, que vai auxiliar aqueles que trabalham o tema e vai receber colaborações, de comentários a cooperações acadêmicas. “Pensamos o portal para ser um espaço colaborativo, com lugar para todos aqueles que se interessam pelo estudo da nossa cultura e seus reflexos: por isso temos espaço aberto de comentários, teremos um blog, e aceitaremos colaborações de estudos, com base em trabalhos acadêmicos, sobre o desenvolvimento de tendências”, salientou.

Além do espaço de identificação do portal, ele está divido em seis partes, que englobam discussões e conteúdos diferentes. O primeiro deles é o BLOG, que vai funcionar como espaço para notícias sobre o cotidiano, um lugar interativo, com espaço para dicas, assuntos mais pontuais e agenda. O BUBBLE UP vai tratar sobre comportamentos de consumo emergentes. PERFIS CRIATIVOS é o nome da seção em que serão traçados diferentes perfis de consumo. Uma galeria de imagens que ajudam a identificar sinais do novo é o que será encontrado em INSPIRAÇÕES. Em MACROVISÕES serão analisadas macrotendências atuais. O espaço dedicado a artigos científicos já publicados e disponíveis na íntegra para download se chama PAPERS. Por último, um espaço inteiramente para colaborações, o CONTRIBUIÇÕES CRUZADAS. Aqui serão privilegiadas a publicação de trabalhos e pesquisas que podem ser enviados por qualquer pessoa que se interesse pelo tema, de qualquer lugar do mundo. Para Paula Visoná, é um dos espaços mais importantes do site, porque mostra a importância do coletivo na construção de conhecimento. “Qualquer pessoa pode enviar colaborações, que passará por nós antes de ser publicado. Trabalhos que mostrem perfis de consumo relevantes e que faça sentido na atualidade serão bem-vindos”, explicou. Outro aspecto importante, salienta Paula, é que o portal nasceu pra ser dinâmico. “Ele vai começar com essas seções, mas elas podem mudar, novas podem nascer, de acordo com as demandas.”

O site tem design e edição de César Kieling e a colaboração de Juliana Zenettini, Rafaella Tedesco e Bruna Jochims, sob a coordenação de Paula Visoná.

Lançamento do portal PaulaVisona.com com bate-papo sobre perfis de consumo contemporâneos

Quando: 24/03

Horário: 19h30

Local: Studio Q (Rua Dr. Timóteo, 395 – Porto Alegre)

Valor: gratuito

Paula Visoná

É doutoranda em Comunicação Social pela PUCRS,  mestre em Design pela Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos e  graduada em Moda pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Atua como consultora de empresas, nas áreas de pesquisa de tendências e comportamento de consumo, privilegiando uma abordagem de tendências socioculturais de ciclo longo para geração de posicionamento estratégico. É coordenadora dos cursos de Especialização em Design Estratégico e Especialização em Design de Moda, da Escola de Design Unisinos (POA). Na mesma instituição, é professora dos cursos de graduação em Design e Bacharel em Moda. Paula Visoná também coordenou vários projetos de parceria entre empresas e a Escola de Design Unisinos, caso do projeto Melissa Academy, que culminou com o lançamento de um produto Melissa no mercado nacional, criado por alunos do curso de Bacharel em Design. Como acadêmica, apresentou artigos em congressos nacionais e internacionais, focando suas investigações nas relações entre imaginário coletivo, arte, design, transgressão e tendências.

Fonte: Paula Coruja

Add To TwiiterRetweet This Post item information on FacebookShare This Stumble ThisStumbleUpon This Digg ThisDigg This Add To Del.icio.usBookmark This

About The Author

Publicitária e Psicóloga formada pela PUCRS, com Registro de Jornalista e Especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENACRS. Pós-graduanda em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa e em Moda, Psicologia e Comportamento do Consumidor. Colaboradora de vários veículos escrevendo sobre comportamento e moda. Atualmente é editora do blog Recortes da Moda e atende clientes pela sua agência IdentComm – Comunicação com Identidade – criando conteúdo e prestando assessoria em moda, comunicação e relacionamento. Consultora de Imagem. Produtora de Moda. Professora no Técnico em Produção de Moda da Escola FACTUM. Palestrante na área de Moda, Comportamento e Comunicação.

Deixe uma resposta