Your world of Wpdance.com, Wpdance.com by WpDance

Home » RECORTES DA MODA » Meeting da Moda vai reunir varejo e indústria

Meeting da Moda vai reunir varejo e indústria

Milene Bordini ago 24,2015 0 Comments

unnamed

Quando a indústria e o varejo de moda se unem para despertar o desejo dos consumidores, os negócios ficam mais atraentes e interessantes. É com essa proposta que o SEBRAE/RS vai se transformar em uma verdadeira passarela do conhecimento e das oportunidades para os lojistas e as pequenas indústrias da moda gaúcha. No dia 26 de agosto, o Meeting da Moda vai apresentar palestras, desfiles e um painel de debates com os temas prioritários para empreendedores desse segmento. Será no Teatro do Bourbon Country (Rua Túlio de Rose, 80), das 14h às 19h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 0800-570-0800.

A ideia central do Meeting da Moda é estimular o desenvolvimento das pequenas empresas do comércio e da indústria a partir de uma perspectiva mais crítica sobre as variáveis de competitividade dos negócios. Conforme explica a coordenadora estadual do varejo de vestuário no SEBRAE/RS, Viviane Silva, há um cenário importante em 2015 para se prestar atenção em outros fatores e não somente nos números das vendas isoladamente. “Muito se fala de crise e queda no consumo e pouco se debate ações práticas para superar o clima negativo. O evento deverá reunir cerca de mil pessoas de todas as áreas da moda, inclusive estudantes e comunicadores. Cada um com suas visões terá a oportunidade de absorver informações estratégicas para suas atividades, sejam lojistas e ou indústrias. E quanto mais integrados, melhores resultados são esperados”, comenta.

Em sintonia, o coordenador de projetos da gerência setorial da Indústria no SEBRAE/RS, Paulo Bruscato, acrescenta uma informação importante para as reflexões dos empresários. “Ao cruzar os dados entre o comércio e a indústria verificamos que os lojistas buscam mercadorias fora do Estado com a justificativa de se diferenciarem. E as nossas indústrias vendem mais para fora do Estado porque lojistas de outras localidades buscam se diferenciar conosco”, relata o técnico. Sendo assim, na composição do Meeting da Moda, a programação foi estudada para incentivar a aproximação entre as partes gaúchas.

Palestrantes falam de tendências, relacionamento com o cliente e como enfrentar a retração do mercado

A palestra sobre tendências de consumo para 2016, com o especialista em marketing de moda, Silvio Chadad, vai muito além de uma lista compilada nos polos internacionais de moda. Para ele, quando um lojista toma consciência das mudanças sociais ocorridas na pirâmide social brasileira, nos últimos anos, o posicionamento para as vendas muda e essa adequação faz toda a diferença para os resultados. “A inclusão de milhares de pessoas ao grupo de classes sociais com maior poder e intenção de compras é uma realidade inegável e deve ser entendida por todos nós”, acredita.

Com experiência de 30 anos na área, tendo sido consultor de marcas como Hering, Warner Bros., Melissa, Trifil, Victor Hugo, Blue Man e outras, Chadad explica que a solução para fazer frente aos aumentos de custos (muito acentuados em 2015), sem repassar ao consumidor é construir um projeto de qualidade. “O consumidor será fidelizado através do conhecimento que o comerciante tiver sobre o comportamento de consumo do seu público. Pode usar a modelo mais fantástica para lançar seu produto, mas é a realidade no dia a dia da loja, dos clientes, funcionários e gerente que faz a venda se concretizar”, ensina ele.

Em outro momento, bastante complementar ao que Chadad tem a demonstrar, caberá ao palestrante Eduardo Tevah, falar sobre “Loja Diferenciada: a importância na construção de relacionamento com clientes”. Por ser um gestor de muito sucesso na área de moda, Tevah adquiriu ao longo do tempo habilidades no comando de equipes e motivação para as vendas. Ele vai comentar sobre a importância da sintonia entre quem está atrás e quem está na frente do balcão.

Desfiles fazem a conexão entre realidade e internet

Viviane Silva, do SEBRAE/RS, ressalta ainda que o Meeting da Moda é um encontro entre empreendedores. “Algumas oportunidades de parcerias iniciam-se nesses momentos”, salienta. Os desfiles que irão acontecer estão sendo produzidos com a curadoria do SEBRAE/RS a partir das produções de indústrias gaúchas que participam de projetos da instituição. “Há uma diversidade de estilos e conceitos que estará contemplada nessa atividade”, antecipa.

A participação da blogueira que virou autora de livros, Cris Guerra, dará também uma dimensão sobre a questão da internet, da inspiração em tempos de comunicação on-line e expressão pessoal mais livre que as redes sociais permitem. “A Cris, hoje, é uma das pessoas mais influentes na formação de opinião de moda no Brasil. O que ela comenta tem muita repercussão sobre consumo”, informa Viviane.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO MEETING DA MODA

14h – Abertura – Diretoria SEBRAE/RS

14h15 – Palestra – Tendências de consumo para 2016 – Silvio Chadad

15h10 – Desfile de Moda – Alfaiataria

15h30 – Coffee – Momento Networking

15h50 – Painel – O reflexo da desaceleração econômica no varejo da moda. Como os grandes varejistas gaúchos estão enfrentando a retração do mercado.

16h30 – Desfile de Moda – Fast Fashion

16h50 – Palestra – Loja Diferenciada: a importância na construção de relacionamento com clientes – Eduardo Tevah

17h50 – Palestra: As maiores oportunidades chegam disfarçadas de adversidades – Cris Guerra

18h40 – Encerramento

Relação das empresas que estarão representadas nos desfiles

Almie

Andrea Mader

Dap Dem

Carolina Potrich

Julianna Fraccaro

Tonia Duarte

Joy

Santo Forte

Ana Rosa

Djeine Modas

Feito Flor

SB Jeans

D’Passeio

Aequivalere

Fran Hermoza

Unique

Bethina Toigo

Fonte: Gerência de Comunicação e Marketing SEBRAE/RS

Add To TwiiterRetweet This Post item information on FacebookShare This Stumble ThisStumbleUpon This Digg ThisDigg This Add To Del.icio.usBookmark This

About The Author

Publicitária e Psicóloga formada pela PUCRS, com Registro de Jornalista e Especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENACRS. Pós-graduanda em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa e em Moda, Psicologia e Comportamento do Consumidor. Colaboradora de vários veículos escrevendo sobre comportamento e moda. Atualmente é editora do blog Recortes da Moda e atende clientes pela sua agência IdentComm – Comunicação com Identidade – criando conteúdo e prestando assessoria em moda, comunicação e relacionamento. Consultora de Imagem. Produtora de Moda. Professora no Técnico em Produção de Moda da Escola FACTUM. Palestrante na área de Moda, Comportamento e Comunicação.

Deixe uma resposta