Your world of Wpdance.com, Wpdance.com by WpDance

Home » RECORTES DA MODA » Maratona Mude tem estilista João Pimenta como Mentor da Batalha Criativa 2015

Maratona Mude tem estilista João Pimenta como Mentor da Batalha Criativa 2015

Milene Bordini set 03,2015 0 Comments

PsZJZpXLZ9gx4kwkzcHdMQYI8Z0GoOeAwIv_jm4-j68 wc0TvP_UBR4wrbCxb9FYRKHsjWkBwnsU8HCuJdkr8XY OcawBFHIzbYJautzQKJWV5ULDMfx90q42t96bRxMnL8 7M1cOyEsOXflDn928gfsp7Y-k5KeJ58AERGDTA1nw-0

Uma jornada de oficinas, palestras e mostras de design para quem é apaixonado por moda. Este é o clima da Maratona Mude, evento que acontece nos dias 25 e 26 de setembro no Centro de Eventos do BarraShoppingSul em Porto Alegre. Trazendo nomes como Isabela Capeto, Fernanda Yamamoto, Caio Braz, entre outros palestrantes, a Maratona deve reunir estudantes e profissionais do mundo fashion nos dois dias de evento – uma ótima oportunidade para conhecer gente nova e aumentar o networking.

Um dos pontos altos da Maratona é a Batalha Criativa: quatro equipes formadas por designers terão 24 horas ininterruptas para criar, desenhar e produzir três protótipos de calçados. A premiação para a equipe vencedora é de R$ 20 mil. Detalhe: tudo isso terá a supervisão de um mentor – João Pimenta.

Mineiro, o atual diretor criativo da West Coast começou sua carreira aos 16 anos, em Ribeirão Preto (SP), trabalhando com costura na extinta Casas Pernambucanas. Participou da Casa de Criadores e, a partir de 2010, passou a integrar o line-up da São Paulo Fashion Week – maior semana de moda brasileira. Extremamente inovador e criativo, o estilista é referência em moda masculina e celebra parcerias de sucesso, como a junto de Emicida. Aliás, é Pimenta quem assina o figurino da nova turnê do cantor.

Para Pimenta, participar como mentor da Maratona MUDE é uma grande oportunidade para estimular a autenticidade criativa no calçado nacional:

“Por envolver tantas mentes jovens com ideias frescas transforma-se em uma fonte de inspiração também para o meu trabalho”, afirma.

Segundo ele, a iniciativa resgata não somente a criatividade, mas a autoestima dos criadores, que têm liberdade criativa como motor para voos mais altos e autênticos:

“Somos todos criativos, porém deveríamos ter mais autoestima para acreditar em nossas ideias e oportunidades para mostrá-las. A Maratona Mude oferece exatamente isso, espaço e liberdade criativa”, acrescenta.

Para o consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, o sucesso da primeira edição da Maratona torna a expectativa para o evento ainda mais elevada.

“Ano passado arriscamos com o lançamento desse modelo de evento e viemos com uma proposta completamente inovadora para o setor calçadista brasileiro. Com grande engajamento de jovens designers, empresários e formadores de opinião, percebemos que o potencial da batalha criativa não era apenas uma boa intenção, era um projeto audacioso, mas possível e que foi colocado em prática”, recorda o consultor.

Para ele, o papel de alavancar novos talentos para o setor, especialmente que saibam trabalhar no ambiente de uma fábrica de calçados, onde muitas vezes a falta de tempo e materiais é inversamente proporcional à pressão por resultados, foi alcançado com êxito e o evento entrou na agenda do setor calçadista brasileiro.

Mais sobre a Maratona MUDE

A Maratona MUDE 2015 também apresenta as Mostras de Design Projeto Ecodesign – Inverno 2016 e Preview do Couro Verão 2017.

Interpretações conscientes de moda: couro e produção sustentável, assinado pela estilista Isabela Capeto, o projeto EcoDesign,  tem como objetivo desenvolver produtos de menor impacto destinados ao setor coureiro calçadista, onde entra a utilização dos tanantes vegetais, solventes a base de água e produtos chrome free, refletindo uma moda engajada. Utilizando couros exóticos (de peixe e rã), ovelha e de vacum, desenvolvidos a partir dos taninos, foram criados protótipos com base no conceito de menor impacto ambiental e maior aproveitamento das matérias primas disponíveis.

O Preview do Couro Verão 2017, é um projeto realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçado e Artefatos (Assintecal), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Produzida por 17 curtumes orientados pelos designers Walter Rodrigues e Marnei Carminatti, com a colaboração do especialista em couros Ramon Oliveira Soares, a prévia mostra as cores e texturas que mais serão procuradas pelas indústrias calçadista, de bolsas, acessórios e vestuário para o desenvolvimento de produtos de moda em 2017.

PALESTRAS

Caio Braz

Repórter e apresentador do GNT Fashion, Caio Braz é conhecido pela sua irreverência e bom humor. Especialista em Moda Masculina, o pernambucano também tem um blog onde compartilha suas experiências na moda e outros temas como tendências e comportamento. Ficou conhecido em 2009, ao vencer o concurso Sunga Boy, promovido pela marca de chicletes Trident, onde foi escolhido entre 900 candidatos para ser o Sunga Boy, personagem que deu a volta ao mundo por sete países em busca dos maravilhosos splashes e descobrindo seu talento como apresentador. Além da carreira na televisão e como blogueiro, Caio também comanda sua própria grife.

Fernanda Yamamoto

Um dos principais nomes da moda brasileira, Fernanda Yamamoto se destaca pelo seu processo artesanal com materiais nobres, cores e texturas com modelagens especiais. Formada em administração de empresas pela FGV-SP e em Moda pela Parsons de Nova York, a paulista é pós graduada em Direção de Criação em Moda pela FAAP-SP. Além de desfilar na SPFW  desde  2010,  Fernanda  já apresentou suas criações em semanas internacionais de moda, como a de Tóquio e no evento Raiz Diseño, no Chile. Em 2014 foi  escolhida  como  uma  das  representantes  brasileiras  na  BID14  (Bienal  Iberoamericana  de Design) na categoria Têxteis e Moda. Neste ano, apresentou uma versão Pop-Up de seu desfile do SPFW em Roma, com peças, vídeos e fotos de sua coleção Inverno 15.

Isabela Capeto

Estilista super reconhecida e uma das mais prestigiadas no Brasil, Isabela Capeto começou sua carreira há 17 anos quando se formou na Accademia di Moda em Florença, na Itália. Com sua marca própria desde abril de 2003, Isabela já participou de showrooms fora do Brasil e vendeu suas peças em algumas das mais conceituadas lojas de departamento do mundo, como Barneys New York, Colette e Le Bon Marché. Em 2004 fez sua estreia nas semanas de moda, quando apresentou uma coleção rica em bordados e aplicações no Fashion Rio. Em 2011, foi a única estilista da América Latina convidada pela editora chefe da Vogue Itália, a participar da Milano Única, uma das feiras têxteis mais importantes do mundo.  Em 2012 lançou uma segunda marca, batizada de Ibô, com peças feitas a partir do reaproveitamento de materiais em um processo chamado upcycling. Isabela também leva sua marca inconfundível a trabalhos com ONGs e instituições sociais, além de fazer parcerias de sucesso, como a pequena coleção que lançou para a Macy’s, gigante do varejo americano. Isabela se inspira em museus e livros – nunca por tendências pré-determinadas, o que garante sua maneira única de criar. Cada peça é como uma obra de arte: feito à mão, sempre bordada, tingida ou plissada, com muitos acessórios de rendas antigas, paetês, tules ou guarnições de tecido.

Cristian Resende

Sócio e diretor criativo do Cartel 011, também conhecido pelo conceito de multifuncionalidade e por promover a expressão em diversos âmbitos como cultura, música e moda.

Claudia Narciso

Mineira, de Montes Claros, formada em História, Claudia Narciso faz parte do time Arezzo&Co há mais de 14 anos. É ela que da o tom das coleções da marca. Claudia viaja a cada 45 dias para o exterior, participa de feiras e acompanha todos os desfiles – in loco ou pela internet. Os últimos anos foram dedicados à direção de P&D e Marketing Arezzo, e atualmente Claudia é diretora geral da marca.

Encerrando o ciclo de palestras será apresentado o bate papo Empreendedores da Moda: Ocksa + Ciao Mao + Perky Shoes.

OFICINAS MARATONA MUDE 2015

Oficina de marca e customização by VinciShoes

A oficina My Vinci será um laboratório prático de criação de marca e desenvolvimento de produto. Todos os participantes terão a oportunidade de criar sua própria marca e seu primeiro produto (uma sapatilha), através do atelier My Vinci. No final da oficina, o grupo receberá em casa a sua sapatilha criada durante o evento. A marca apresentará conceitualmente como a Vinci foi criada, com o objetivo de não dar uma receita de bolo ou um passo a passo de como fazer, mas mostrar que é possível criar uma marca com muita força de vontade, organização e criatividade.

Oficina de fotografia & moda by Setti Criadores

O desenvolvimento da oficina se dará através do processo criativo voltado para o mercado de imagem de moda. As etapas do processo tendem a otimizar as respostas criativas, construindo a ideia de que todos podem criar. Ver além da imagem e a busca por conceitos. Apresentação de Soluções criativas da Setti Criadores. Preparação, incubação, iluminação e verificação. Cada participante receberá uma caixa e deverá explorar sua criativa e resolver como comunicar seu conteúdo, para descobrir até onde ele consegue chegar com o objeto.

Oficina de Pesquisa & Tendências by UseFashion

Os estilos da temporada, identificar inspirações e tendências, além de entender algumas teorias e poder aplicar e testar isso na prática. Proporcionar aos participantes um novo entendimento sobre como pode surgir uma tendência, aprimorando o olhar sobre movimentos que acontecem ao nosso redor, pois a moda vai para as ruas, mas também é de lá que grande parte dela vem. Os alunos conhecerão um pouco mais sobre as teorias: Trickle-down, Bubble-up e Trickle-across. O fenômeno do Street Style como fonte inspiracional tanto para criação de novos produtos quanto para pesquisa de comportamentos. O grupo ira percorrer o Shopping para pesquisar e fotografar looks de pessoas ou vitrines, que confirmem alguns estilos propostos para a temporada. Divididos em grupos, os participantes deverão apresentar em formato digital a tendência ou estilo com as imagens que foram fotografadas e uma justificativa embasada nos conceitos ensinados.
Oficina faça seu tênis by USTHEMP

Laboratório prático, onde cada participante conhecerá toda a experiência da equipe Usthemp na prática de produzir calçados criativos. Um passo a passo, o conceito da marca e modelar, costurar, montar o calçado juntos. A atividade busca proporcionar ao grupo a possibilidade de transformarem uma calça jeans que possuem em um belo calçado. Estimular a criatividade e possibilitar o entendimento dos processos de produção artesanal. Ao final, cada participante terá vivido uma experiência única e ainda calçando um par de Usthemp feito com seu jeans e produzido com suas próprias mãos.

Oficina de criação by Assintecal e Sebrae

A Oficina de Criação aborda as inspirações  globais  que  podem consolidar-se  como  influentes no  comportamento  da  sociedade  e  refletirem na moda. São apresentados os conceitos criados para o verão 2017 e realizados exercícios de fixação e moodboards. Um passo a passo criativo com a instrução para desenho de produtos baseado nos conceitos e suas inspirações.

MUDE TALKS BY IED

Minipalestras  e  troca  de  ideias  que  trabalham  conteúdo  e  informação.  Foram selecionados  quatro  especialistas  do  Instituto  Europeu  de  Design  para  falar  sobre inovação, design e moda.

O evento é uma realização da Abicalçados e  ApexBrasil com patrocínio de Francal Feiras e Grupo Couromoda e ColorGraf.

Mais informações sobre valores, horários, palestras e oficinas podem ser conferidas no hotsite do evento: www.maratonamude.com.br.

Fotos: Setti Criadores

Fonte: re-paginada assessoria + comunicação

Add To TwiiterRetweet This Post item information on FacebookShare This Stumble ThisStumbleUpon This Digg ThisDigg This Add To Del.icio.usBookmark This

About The Author

Publicitária e Psicóloga formada pela PUCRS, com Registro de Jornalista e Especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENACRS. Pós-graduanda em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa e em Moda, Psicologia e Comportamento do Consumidor. Colaboradora de vários veículos escrevendo sobre comportamento e moda. Atualmente é editora do blog Recortes da Moda e atende clientes pela sua agência IdentComm – Comunicação com Identidade – criando conteúdo e prestando assessoria em moda, comunicação e relacionamento. Consultora de Imagem. Produtora de Moda. Professora no Técnico em Produção de Moda da Escola FACTUM. Palestrante na área de Moda, Comportamento e Comunicação.

Deixe uma resposta